Top 7 - Franquias Inesquecíveis

Quando um filme é bom de verdade a gente sempre pede bis e quando esse bis se repete várias vezes a festa é garantida. É assim que começa as grandes franquias de sucesso do cinema. Para quem quem é fã dessas séries cinematográficas, confira as sete mais inesquecíveis.

Piratas do Caribe

Como não amar a atuação impecável de Johnny Deep como Capitão Jack Sparrow? Como não se encantar pelas histórias fascinantes de piratas e suas aventuras pelo misterioso mar? Figurino, enredo, elenco, atuação, direção, produção, fotografia são apenas alguns fatores que formam um conjunto perfeito para construção dessa super franquia que é Piratas do Caribe. Mesmo Jack Sparrow sendo o astro principal do filme, os outros personagens como Will Turner, interpretado por Orlando Blom e Elizabeth Swan, vivida por Keira Knightley, fizeram falta no último longa - Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas, o quinto da franquia. E próxima será lançado em 2017.

A Era do Gelo

Entrando no mundo das animações não poderia faltar uma que vem dado certo até hoje. É preciso considerar que produzir um filme animado de sucesso não é tarefa fácil, criar uma animação que atinja não só as crianças mas também os adultos, de todas as idades, requer cautela e equilíbrio. Uma pitada de humor saudável e atraente, tudo isso encontramos na franquia A Era do Gelo. Destacando o primeiro longa pode-se ver a preocupação em introduzir humanos em uma história basicamente de animais, a montagem do bando nada convencional e o laço de amizade e companheirismo criado entre eles. Com o passar dos anos e das próximas produções é possível notar ainda mais a ligação entre os personagens e a aventura que envolve não só o mundo de animação mas também o mundo real, com o assunto de interesse de todos, o aquecimento global. Essa é uma franquia que vem evoluindo para melhor a cada filme lançado.

Jogos Vorazes

Como não investir na produção de um longa baseado em um livro que é best-seller mundial? Jogos Vorazes como muitos disseram veio talvez para tomar o lugar de Crepúsculo e Harry Potter, ou talvez veio só para deixar os fãs com mais saudades ainda. De uma forma ou de outra o primeiro longa chegou abalando as estruturas nas telonas de todo o mundo, trazendo uma história intrigante, fazendo uma crítica severa a sociedade atual. Sem dúvida Jogos Vorazes não foi só mais uma franquia teen e se tornou uma série que mostrou muito mais que atores bonitos e uma super produção, trazendo reflexões e mensagens que fazem um reboliço na mente do cidadão consciente.

As Crônicas de Nárnia

As aventuras dos irmãos Lúcia, Edmundo, Susana e Pedro em Nárnia surpreende e encanta do início ao fim os filmes da franquia. Ao total são seis livros que inspiram os longas, mas apenas três foram lançados. Mas, o melhor de tudo é que eles são bem fiéis a essência da trama original, com mensagens cristãs de sacrifício, o perigo dos pecados, a fé, o ideal do arrependimento e muito mais.

Velozes e Furiosos

A junção de carros velozes e tunados mais homens bonitos e ferozes, foram alguns ingredientes que tornaram Velozes e Furiosos um sucesso eminente que começou no ano de 2001 e permanece até hoje para alegria dos fãs. Vin Disel e Paul Walker fizeram um belo trabalho juntos até o sétimo longa da franquia, que fez jus ao talento de Walker com uma linda homenagem ao ator falecido. Apesar de gerar certas polêmicas e opiniões controversas, a franquia continua ganhando corações pelo longo dos anos. A ideia de mostrar as duas versões de caráter só demonstra que nem tudo é o que parece. Os carros estão cada vez mais potentes e os atores cada vez mais empenhado em seus personagens, a história tem se desenrolado de maneira a deixar os telespectadores ansiosos para o próximo longa e que venha Velozes e Furiosos 8.

Crepúsculo

Como não amar Crepúsculo? Apesar de uma boa parte das pessoas terem uma aversão "compreensível" aos filmes, deve-se considerar que os livros são muito bem escritos e que uma outra nação venera as produções Twilight com todas as suas forças, não é verdade? Mesmo não trazendo uma mensagem tão forte e abrangente como Jogos Vorazes trouxe, Crepúsculo também tem seu algo a mais, além da história de vampiros que todo mundo conhece. Crepúsculo mostra que os valores antigos não são tão ultrapassados quanto parece e que vale a pena considerá-los. Princípios primordiais que hoje são tão desvalorizados, como o casamento, namoro sem sexo, romantismo masculino, entre outras lições, são evidenciados de forma leve e eficiente, tanto pela autora como pelos produtores do filme.

Jurassic Park

E quando os protagonistas de uma franquia são dinossauros? Impossível não ter um bom resultado. Jurassic Park traz essa fantasia que arrebata gerações e não perde a originalidade, mesmo depois de anos sem um novo filme. Foi então que Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros chegou pra reavivar essa série de filmes tão incríveis.

Qual dessas é a sua preferida? Esqueci de alguma? Então deixe sua sugestão nos comentários. Qual a franquia inesquecível pra você?

Todo dia 7 de cada mês essa coluna irá trazer dicas de filmes e seriados sobre temas específicos. Esse mês o tema foi “Franquias Inesquecíveis”. Você também pode escolher o tema do próximo mês nos comentários.

Qual tema você quer ver aqui em novembro?

Leia também: Top 7 - Sereias encantadoras / Top 7 - Bruxas poderosas / Top 7 - Os Mais Belos Romances / Top 7 - Clássicos da Sessão da Tarde / Top 7 - Gastronomia de mestre

Escrito por Isabel Tavares

Jornalista, apaixonada por histórias e pela arte de encantar pessoas através da escrita. Tenho 22 anos e amo moda, cinema, seriados e histórias encantadoras. Visite meu site: isabeltavares.com // Baixe o meu e-book "Entre a Fé a Paixão" aqui